Psiquiatria da Infância e da Adolescência

As situações que usualmente levam à busca de uma avaliação psiquiátrica na infância e na adolescência são:

Em geral, as crianças e os adolescentes são encaminhados ao psiquiatra infantil e de adolescentes pelos familiares, muitas vezes pela escola ou por outros profissionais de saúde (psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos). Também é possível que a queixa venha da própria criança ou adolescente, como uma forma de pedido de ajuda.

Nosso endereço:

Contato:

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta:

Redes Sociais:

Ana Luísa Castro

CRMMG: 70602
RQE Nº: 48451/54641

Psiquiatra da Infância e Adolescência

– Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre- UNIVÁS;

– Residência médica da FHEMIG no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena;

– Psiquiatra da Infância e Adolescência (PIA) pela residência médica do Centro Psíquico da Adolescência e Infância –FHEMIG;

– Experiência profissional em CAPSi e no ambulatório de psiquiatria da infância e adolescência dentro de equipe multiprofissional, como preceptora da residência médica de PIA, e  interconsulta presencial de pacientes crianças e adolescentes internados em hospital geral.

– Consultório particular na Bambini instituto de Pediatria.

Meu interesse pela Medicina surgiu na adolescência, inspirada pelo meu pai, que me deixava acompanhá-lo ao hospital. Mas minha paixão sempre foi a psiquiatria: poder ouvir histórias e ajudar a traçar uma nova realidade. Atuar na infância e adolescência é ainda mais especial: detectar transtorno mental e intervir precocemente possibilita mudar o trajeto de vida do indivíduo, melhorando consideravelmente a qualidade de vida do paciente e suas famílias. Sou fascinada pela minha especialidade e não me imagino atuando em outra área.