Infectologia Pediátrica

A Infectologia Pediátrica é a especialidade que abrange o diagnóstico e o tratamento de infecções em crianças.

Abrange desde aquelas adquiridas durante a gestação, chamadas infecções congênitas (toxoplasmose, sífilis, herpes, citomegalovírus, zika…), até as adquiridas após o nascimento.

O infectologista pediátrico atua no manejo de infecções comuns da infância como as que causam erupções na pele (síndrome mão-pé-boca, catapora, sarampo, caxumba), infecções virais (bronquiolite, diarreia, estomatite herpética, mononucleose), bacterianas (coqueluche, pneumonia) e parasitárias (escabiose ou sarna, giardíase). A especialidade também atua em infecções mais específicas como hepatites, bartonelose (doença da arranhadura do gato), meningites e também aborda a investigação das infecções de repetição, de linfonodos (ínguas) aumentados e de febre prolongada sem origem determinada.

Profissionais

CRMMG: 50795
RQE Nº: 27530/28375

Infectologista Pediátrica

Bárbara Marques

CRMMG: 49667
RQE Nº: 27530/28375

Pediatria geral
Infectologia Pediátrica

– Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

– Residência em Pediatria e Infectologia Pediátrica no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII-FHEMIG), o maior hospital pediátrico de Minas Gerais.

– Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente na UFMG, onde estudou sobre toxoplasmose.

– Professora de Pediatria da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FELUMA).

– Preceptora da Residência Médica em Pediatria do Hospital Infantil João Paulo II desde 2015.

– Vice-coordenadora da COREME HIJPII.

– Integrante do Grupo de Práticas de Saúde Baseadas em Evidências, com foco nas melhores evidências científicas da literatura para aplicação “na vida real”, com foco no paciente.

– Consultório Particular na Bambini Instituto de Pediatria.

No consultório, me realizo profissionalmente através da construção de relacionamentos de confiança e cumplicidade com os pacientes e suas famílias.