Oftalmologia Pediátrica

Enxergar bem é muito importante para o desenvolvimento global da criança. Grande parte do que aprendemos durante toda a nossa vida, desde os primeiros passos, é percebida antes através da visão. Então, cuidar do desenvolvimento visual de alguém é uma grande responsabilidade e faz toda a diferença dominar as técnicas do exame oftalmológico infantil.

Após o Teste do Reflexo Vermelho (ou Teste do Olhinho), realizado como triagem ligo após o nascimento, recomenda-se que todas as crianças sejam submetidas a avaliação oftalmológica completa de rotina.

Para crianças saudáveis, o primeiro exame com oftalmologista deve ser realizada, preferencialmente, entre 6 e 12 meses de vida. Essa é a recomendação atual da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

Em alguns casos, quando existem fatores de risco para o desenvolvimento de doenças oftalmológicas, o exame deve ser feito antes dos 6 meses. Esses fatores são, principalmente: prematuridade extrema, anormalidades oculares aparentes (como conjuntivite neonatal), exposição a doenças infecciosas durante a gestação (como toxoplasmose), doenças associadas a manifestações oculares (como Síndrome de Down), história familiar de doenças oftalmológicas na infância (como retinoblastoma) ou suspeita de alteração visual.

A periodicidade dos próximos exames pode ser individualizada de acordo com a necessidade da criança.

Temos ambiente adequado para a realização de:

Profissionais

CRMMG: 50801
RQE Nº: 28821

Oftalmologista Pediátrica

Débora Pinheiro

CRMMG: 50801
RQE Nº: 28821

Oftalmologista Pediátrica

-Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

-Residência médica em Oftalmologia no Hospital São Geraldo (HSG HC/UFMG) fazendo fellowships em Estrabismo, Baixa Visão Infantil e Visão Subnormal.

-Faz parte do corpo clínico permanente do Hospital São Geraldo, contribuindo como preceptora e coordenadora de residentes e fellows

-Membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), do Centro Brasileiro de Estrabismo (CBE) e da American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus (AAPOS).

-Consultório particular na Bambini Instituto de Pediatria, onde tenho o privilégio de ter um espaço totalmente adaptado para o atendimento oftalmológico infantil, de forma integral, incluindo desde a avaliação de rotina até o acolhimento de crianças e adolescentes com deficiência visual/visão subnormal.

 

Sempre fui apaixonada por crianças e me sinto privilegiada em poder trabalhar nessa área. Também avalio, acompanho e opero pacientes com estrabismo de todas as idades, incluindo adultos.

Adoro o desafio diário de tornar o exame oftalmológico mais divertido e confortável