A espirometria é um exame utilizado para avaliar a função pulmonar e é muito útil para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças respiratórias.
Por meio das medidas espirométricas, pode-se definir se o paciente apresenta distúrbio ventilatório obstrutivo, como acontece na asma, e/ou distúrbio ventilatório restritivo, em que a capacidade pulmonar está reduzida.
Dr. André Bicalho – Pneumologista Pediátrico
CRMMG 50785 | RQE 37376/37377
O alergista usa como recurso diagnóstico o PRICK TEST ou TESTE DE PUNTURA. Ele é indicado nos quadros de rinite alérgica, asma alérgica, dermatite atópica, alergias alimentares e pode ser realizado em pacientes de qualquer idade. O teste cutâneo é realizado no antebraço ou nas costas quando a criança é pequena, onde se coloca uma gota do extrato da substância contendo o alergênico e em seguida é feita a puntura ou estímulo da pele. A leitura e o resultado são obtidos 15-20 minutos após o estímulo. O prick test é um método rápido, de fácil execução, pouco invasivo e pouco doloroso, com boa sensibilidade e especificidade, eficiente e com boa reprodutibilidade. Ele deve sempre ser indicado e realizado conforme a suspeita clínica da alergia e auxilia tanto no diagnóstico quanto na condução dos quadros alérgicos.
Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE) ou Emissões Otoacústicas, detecta problemas auditivos em bebês. Por se tratar de um exame de triagem, deve ser realizado em todos os bebês, preferencialmente nos primeiros dias de vida da criança.
O BERA automático, PEATE automático ou BERA de triagem é um exame realizado como triagem auditiva na maternidade ou até um mês após o nascimento. O BERA é um exame mais sensível e com maior precisão do que o teste da orelhinha. É recomendado que seja realizado durante o sono. O resultado desse teste é somente passou ou falhou, permitindo identificar se a criança precisa fazer um exame completo da audição. Não necessita de sedação anestésica.
O Bera/PEATE diagnóstico, Bera/PEATE neurodiagnóstico, Bera/PEATE Click ou Audiometria do tronco cerebral é um exame realizado para avaliar integridade das vias auditivas e do troco cerebral. Por ser um exame mais detalhado, a criança precisa dormir ou ficar imóvel por um tempo maior, pois o movimento interfere no resultado. Podendo ser necessário sedação anestésica.
O Bera/PEATE de frequência específica é um procedimento que pesquisa o limiar auditivo eletrofisiológico por frequência específica. O Bera frequência específica pesquisa frequência por frequência, avaliando a frequência da onda V, em uma orelha de cada vez.
Steady State, também chamado de Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (PEAEE) é um procedimento que pesquisa o limiar auditivo eletrofisiológico por frequência específica. Nesse exame, é possível estimular frequências de sons específicas para avaliar a menor intensidade de resposta do paciente para cada frequência testada.
A escolha do exame dependerá da idade da criança, da capacidade de cooperação da criança, das preocupações específicas e das recomendações do médico ou fonoaudiólogo. É importante discutir suas preocupações com o pediatra da criança, que pode encaminhá-lo a um otorrinolaringologista pediátrico para realizar os exames apropriados e avaliar a audição do seu filho. Lembre-se de que quanto mais cedo qualquer problema auditivo for detectado e tratado, melhor será para o desenvolvimento da linguagem e do aprendizado da criança.
Trata-se de um exame realizado no próprio consultório, com o objetivo de visualizar a cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. Pode ser realizado com ótica rígida ou ótica flexível.
É realizada para analisar todo o complexo da cavidade nasal. Podendo ser realizado com ótica rígida ou ótica flexível.
Também conhecido como Nasofibroscopia, a Fibronasolaringoscopia é o exame que avalia a extensão da cavidade nasal até a laringe.
A decisão sobre qual exame endoscópico é mais apropriado dependerá das queixas médicas da criança, do histórico médico, da idade e de outros fatores. É importante que um pediatra ou um especialista em pediatria avalie a criança, realize os exames clínicos necessários e, em seguida, recomende o exame endoscópico apropriado, se necessário.
– Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
– Residência em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG.
– Residência em Pneumologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas da UFMG
– Atuou como pneumologista pediátrico no Hospital das Clínicas (HC) entre 2014 e 2019.
– Atua como pediatra e pneumologista pediátrico da Rede Mater Dei de Saúde desde 2012. Já trabalhou na equipe de neonatologia, no Pronto Atendimento e em ambulatórios de pediatria e pneumologia pediátrica. Atualmente, é o coordenador da residência de pediatria e da internação pediátrica do Hospital Mater Dei Contorno.
– Atende em consultório particular desde 2014 e fundou a Bambini Instituto de Pediatria em 2021.
A oportunidade de cuidar de crianças e trabalhar com prevenção e orientação são muito gratificantes. Saber que diversas famílias estão confiando a mim a saúde dos seus bens mais preciosos é motivo de muito orgulho e também de extrema responsabilidade.
Realizar atendimentos em consultório, onde é possível ter uma relação próxima com as famílias, passou a ser o meu principal desejo profissional após ingressar na residência de pediatria.
A chegada dos meus três filhos, Manuela, Vítor e Theo, fez com que eu me apaixonasse ainda mais pelo cuidado com as crianças e me trouxe mais experiência para lidar com diversas questões do universo infantil.
-Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
-Residência médica em Oftalmologia no Hospital São Geraldo (HSG HC/UFMG), fazendo fellowships em Estrabismo, Baixa Visão Infantil e Visão Subnormal.
-Faz parte do corpo clínico permanente do Hospital São Geraldo, contribuindo como preceptora e coordenadora de residentes e fellows.
-Membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), do Centro Brasileiro de Estrabismo (CBE) e da American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus (AAPOS).
-Consultório particular na Bambini Instituto de Pediatria, onde tem o privilégio de ter um espaço totalmente adaptado para o atendimento oftalmológico infantil, de forma integral, incluindo desde a avaliação de rotina até o acolhimento de crianças e adolescentes com deficiência visual/visão subnormal.
Sempre fui apaixonada por crianças e me sinto privilegiada em poder trabalhar nessa área. Também realizo avaliação, acompanhamento e cirurgias em pacientes com estrabismo de todas as idades, incluindo adultos.
Adoro o desafio diário de tornar o exame oftalmológico mais divertido e confortável.
– Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
-Residência de Pediatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG.
– Residência em Alergia e Imunologia também no Hospital das Clínicas (HC-UFMG).
– Estágio internacional em Alergia e Imunologia no National Institute of Health , Bethesda , MD, EUA.
– Em 2016 participou do PID Summer School da Clinical Immunology Society em Miami, Flórida evento direcionado a médicos residentes e recém formados em alergia para aprofundar os conhecimentos em Erros Inatos da Imunidade.
– Curso de Imersão em Alergia Alimentar da Dra Ariana Yang em 2021 e 2023.
– Curso de Teste de Provocação Oral com alimentos pela ASBAI em 2022.
– Certificação em Suporte de Avançado de Vida em Anafilaxia e Asma pelo HCor em 2023.
– Membro do Comitê de especialidade Alergia e Imunologia UNIMED BH.
– Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
– Residência médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da UFMG;
– Mestrado e Doutorado em rinossinusite crônica, também pela Faculdade de Medicina da UFMG;
– Supervisora da Residência de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da UFMG;
– Coordenadora do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da UFMG;
– Faz parte do corpo clínico do Hospital MaterDei Contorno dentro da equipe de Otorrinolaringologia;
– Desde 2015 tem como área de atuação a Eletrofisiologia da audição. Realiza esses exames em consultório e também sob anestesia em ambiente de bloco cirúrgico;
– Atualmente fazendo um fellowship em Foniatria. Área da Otorrinolaringologia que estuda os distúrbios da comunicação, fala e aprendizado;
-Consultório particular na Bambini instituto de Pediatria.